//
you're reading...
Uncategorized

AS IMPLICAÇÕES DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

O presente texto tem como objetivo analisar a situação do empreendedorismo no âmbito educacional, em que aspecto o espírito empreendedor estará contribuindo nas atitudes educativas tomadas.
Para começar é interessante relembrar um pouco sobre empreendedorismo. A análise de textos a respeito desse tema indica que sua raiz histórica é o pensamento liberal clássico lembrado por Adam Smith onde o homem se contentava com pouco; em John Locke localizamos a aposta no interesse individual como a origem do bem comum o que Walras propõe a compreensão do sistema econômico a partir das ações individuais.
No Brasil, o tema vem ganhando cada vez mais espaço e adesão, chegando a fundamentar projetos pedagógicos de diversas escolas, por orientação das próprias secretarias de educação sendo apresentada uma nova forma de articulação entre economia e educação denominada pedagogia empreendedora. Dolabela (2003: 13) aponta que devemos “semear o empreendedorismo, o espírito de aprender a empreender, de tomar o destino nas próprias mãos”, no entanto vale aqui ressaltar que empreendedor e administrador têm características diferentes, porém abordarei aqui somente o que se refere ao empreendedorismo.
Para Meredith, Nelson e Nech (apud UFSC/LED 2000: 51) “empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivo e dá o primeiro passo. Hoje se fala de capital intelectual o que se traduz como conhecimentos, experiências, passando ser em vez de mão-de-obra para cabeça-de-obra, ou seja, é o conhecimento e a capacidade gerando novas idéias. O foco aqui se concentra nas pessoas. Assim, o perfil do profissional de sucesso que lidera suas concepções e suas atitudes está em pessoas que conseguem harmonizar esforços individuais ou coletivos e que criam algo novo e criativo. Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatros pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão como cita (DOLABELA, 2003: 26) que a proposta de “pedagogia empreendedora” desenvolvida parte do princípio de que o empreendedor é aquele capaz de gerar novos conhecimentos por meio de “saberes” sintetizados dentro dos pilares da educação.
A decisão é de cada um. Interagir, refletir, deixar a cada um o momento de uma descoberta e desenvolvendo habilidades específicas para o sucesso da sua escolha é de responsabilidade única e exclusiva. As características comuns que se encontram no empreendedor que fez uma escolha, tanto nas universidades como na sociedade, se tornam difíceis para listar com precisão. E, vale ressaltar que o espírito empreendedor é apresentado como um potencial de qualquer ser humano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 

 

CÊA, Georgia Sobreira dos Santos; LUZ, Antonio Santos da. Empreendedorismo e Educação: Reflexões sobre um Velho Sonho Liberal. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/063/63cealuz.htm acesso em 21/09/10.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações. Saraiva: 2005.
VENTURA, Gregório Borges. Projeto Empresa Junior: inserindo o universitário no mercado de trabalho. Montes Claros, MG: Unimontes, 2000.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: