//
you're reading...
Uncategorized

Congresso Internacional de Pedagogia 2011

Temas Principais do Congresso

Cada um dos temas centrais e composto por outros subtemas que será discutido em Simpósios e Fóruns, e tratados por Professores e Pesquisadores do mais alto nível profissional,
Os Simpósios vão ser organizados por apresentações em conferencias, mesa redonda, Painéis, Cartazes e apresentações orais como forma de integrar o conteúdo e estimular o debate cientifico
O Programa vai incluir ainda as Visitas as Instituições de Ensino em Havana

PROGRAMA OFICIAL DO CONGRESSO PEDAGOGIA 2011
Havana – Cuba  de 24 a 28 de Janeiro de 2011
24 de Janeiro  2011
Abertura .
Conferencia especial da Ministra de Educação de Cuba
Gala Cultural
1 – Preparação de Professores para a Educação em valores
2 – Arte, Educação e Sociedade
3 – Desenvolvimento da Cultura Cientifica
4 – A Educação Física na Escola Cubana Contemporânea
5 – A Educação Ambiental,as mudanças climáticas, e a prevenção de desastres. Impactos, avaliações e sustentabilidades de projetos institucionais em Cuba.
6 – Concepção pedagógica da promoção da saúde no âmbito escolar
7 – Enfoques e experiências nas relações escola – família – comunidade.
8 – Enfoque na investigação educativa na gestão da atividade cientifica
9 – Filosofia da Educação
10 – O Desenvolvimento de uma cultura de Avaliação Educativa
11 – O Processo de transformação curricular da atenção integral a primeira infancia
12 – Os processos de direção e organização escolar na concepção do modelo de Escola Primaria
13 – A atenção educativa as crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais – contextos e praticas enriquecedoras.
14 – Projeções para a Educação secundaria básica cubana atual
15 – Concepção cientifico – investigativa integradora do processo de ensino – aprendizagem no pré universitário
16 – A Formação do docente técnico em Instituições de Ensino Laboral como complexo cientifico-docente-produtivo.
17 – Caminhos e perspectivas para a Educação de adultos
18 – A didática na formação de Educadores – resultados teóricos e experiencias praticas
19 – As avaliações institucionais nas UCP  – Experiencias e perspectivas
20 – A Universidade Cubana e seu modelo de formação. – Caminhos e perspectivas.
21 – A Obra de José Marti no labor educativo e na Escola primaria
22 – Tecnologias da informação e das comunicações
23 – Uma experiencia na formação laboral de menores e jovens com fatores de risco
24 – Os processos de Educação e alfabetização de Jovens e adultos em diferentes contextos
25 – Programas cubanos de colaboração: – uma experiencia para a melhora da qualidade educativa
26 – Educadores destacados do seculo XX

25 de Janeiro de 2011

1 – Dinamica e avaliação de crianças de 0 a 06 anos
2 – O Contexto de um modelo de atenção para a primeira infancia
3 – Didatica potencializadora no desenvolveimento a estudantes com necessidades educativas especiais
4 – O Processo de diagnostico para a Atenção Educativa  – Bases metodologicas para a pratica
5 – A Construção de textos orais e escritos na educação primaria. Proposta de ensino-aprendizagem
6 – O Trabalho metodologico no Ensino Secundario Basico
7 – Curriculo e didatica das ciencias exatas no pre universitario
8 – Formação, Capacitação e superação na Educação de Jovens e Adultos
9 – Como desenvolver a personalidade dos alunos desde uma escola criativa vivencial
10 – A Orientação educativa e projetos de vida – Uma formação personalizada do profissional da Educação
11 – A Atenção para a diversidade mediante a participação e integração social dos fatores educativos no Conselho Popular.
12 – Os projetos de Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentavel desde a Escola. Experiencias valiosas.
13 – Aportes da Universidade de Ciencias Pedagogicas “Enrique Jose Varona” na obra Educacional da Revolução Cubana
14 – Cultura, Biblioteca e gestão de informação nas transformações educacionais
15 – A Obra martiniana na Educação Cubana
16 – A Orientação na aprendizagem em ciencias : – Experiencias didaticas desde o enfoque socio cultural

26 de Janeiro de 2011

1 – Educação e desenvolvimento na comunicação na primeira infancia
2 – As dificuldades de aprendizagem – Um tema para meditar desde as praticas pedagogicas no cenario do século XXI
3 – Prevenção – um conceito a debater no ambito educativo
4 – Algumas reflexões acerca dos procedimentos e das tarefas do Ensino da lingua e da Matematica na Educação primaria
5 – O trabalho do professor no Ensino Secundario basico
6 – Curriculo e didatica das Ciencias Naturais no pré universitario
7 – Orientação profissional desde as especialidades da Educação, Tecnicas e Profissionais
8 – Aprendizagem e didaticas na Educação de Adultos
9 – Avaliação no impacto do desempenho pedagogico do Profissional no Ensino a Jovens – Um desafio a Pedagogia
10 – A Atenção a diversidade escolar – O caminho de formação do Professor da Educação Basica
11 – Alternativas metodologicas para a formação de estratégias de aprendizagem a alunos do Magisterio
12 – O curriculo da Escola Cubana atual – O tratamento a diversidades mediante suas estratégias educativas
13 – A utilização e os  resultados da Avaliação Educativa
14 – A Formação ambiental do Profissional de Educação diante dos caminhos do seculo XXI
15 – Estudos comparados dos Países da ALBA
16 – A Organização escolar – Necessidade para a direção educacional

27 de Janeiro de 2011

1 – Sistemas de tarefas computarizadas na primeira infancia . Seguimento e avaliação
2 – Uma concepção enriquecedora de atenção educativa a crianças, adolescentes e jovens com deficiencias auditiva, autismo, surdez e cegueira
3 – O diagnostico do Ensino integral na Educação Técnica e Profissional
4 – O tratamento na linguas nativas e veiculares
5 – A Formação dos profissionais da educação ante os caminhos da Educação Superior contemporanea
6 – Identidade profissional e formação do diretor escolar
7 – A Educação Técnica e Profssional e a formação de seus dirigentes
8 – Formando o Educador do Século XXI – Reflexões e experiencias.
9 – O trabalho educativo e a formação de valores na Escola
10 – O trabalho educativo da escola com familias que apresentam desvantagens sociais
11 – O trabalho metodologico em Educação ambiental para o desenvolvimento sustentavel na Escola
12 – Desenvolvimento de softwares educativos sem custos de programação  – Utopia ou realidade?
13 – Educação estética e artistica

28 de Janeiro de 2011
Considerações Finais
Encerramento
Entrega de Certificados

SIMPOSIOS, FORUNS  E CONFERENCIAS


Educação e Formação de Valores
Cultura e Educação
Cultura Cientifica para todos
Educação Física, Esportes e Recreação
Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentavel
Promoção e Educação para a saude e sexualidade
Familia, mulher e educação desde uma pespectiva do genero
Atividade Cientifica Educacional
Ciencias da Educação
Avaliação da qualidade da Educação
Atenção integral a infancia de zero a 06 anos
Educação primaria
Educação especial e integração social
Educação secundaria Básica
Educação pre universitaria
Educação Tecnica e Profissional
Alfabetização e Educação de jovens e adultos
Formação de Educadores
Educação Superior

Maiores Informações: http://lionstours.com/pedagogia2011.html

 

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: