//
you're reading...
Uncategorized

Estudo indica que cães podem detectar câncer em humanos

Marine, uma fêmea de labrador de oito anos de idade, conseguiu acertar o diagnóstico de câncer de intestino em 95% dos casos. Pesquisa é da Universidade de Kyusho, que fica em Fukuoka, no sul do Japão.

Uma pesquisa japonesa obtém resultado surpreendente. Pesquisadores comprovaram que um cachorro é capaz de detectar câncer de intestino em humanos.

A pesquisa da Universidade de Kyusho, que fica em Fukuoka, no sul do Japão, foi feita com 48 pacientes de câncer de cólon, que é uma parte do intestino, e 258 voluntários sem a doença.

Marine, uma fêmea de labrador de oito anos de idade, conseguiu acertar o diagnóstico em 95% dos casos. Ela faz isso através do cheiro do hálito e das fezes dos voluntários. E o que é impressionante: consegue identificar o câncer em estágio bem inicial, o que é bem difícil pelos métodos convencionais, e também descobre câncer de pele, estômago e mama.

Essa pesquisa não é feita só no Japão. É feita em outros países e com outros cães, mas os cientistas acham que é muito difícil treinar milhares de cachorros por todo o mundo para fazer esse trabalho. A ideia agora, portanto, é desenvolver um equipamento que consiga identificar o cheiro do câncer assim como fazem os cachorros.

O problema, segundo os cientistas, é que, por enquanto, para a pergunta “que cheiro tem o câncer?”, só os cachorros têm a resposta.
Roberto KovalickTóquio, Japão

Jornal Hoje.

 

 

 

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: